A GALERIA        ARTISTAS        EXPOSIÇÕES        FEIRAS DE ARTE         PUBLICAÇÕES        PROJETOS        IMPRENSA       ︎

Casulos, castelos e outras ilusões

Davi Caramelo
10/06 a 13/08/2011

“Casulos, castelos e outras ilusões” a primeira exposição individual de Davi Caramelo, que depois de ter participado de inúmeras mostras em parceria com grandes artistas nacionais e internacionais, exibiu ao público baiano toda a delicadeza de suas pinturas e o entusiasmo com o qual desenha. Com temáticas diversas que tratam da vida contemporânea, e de sentimentos tão plurais como o amor e a solidão, Davi colocou a prova suas criaturas, mas muito mais do que isso, seu inquieto espírito criador.

Com patrocínio da Eliane Revestimentos Cerâmicos, a exposição contou com mais de 30 peças, a maioria inéditas, entre desenhos e pinturas. Parte da renda obtida com a venda dos trabalho foi doada a obra social Lar Irmã Maria Luiza.


Texto crítico

Foi com grande satisfação que introduzi Davi Caramelo no circuito baiano das artes, um universo geralmente tão fechado. Davi, ainda criança, já pintava como um grande artista. Fiquei encantado com sua produção e notei que ali estava um talento a ser lapidado. Agora, nesta primeira mostra individual, ele vem afirmar o que eu já havia visto e, com sabedoria e excelente resolução, apresenta nesta exposição pinturas e desenhos, tudo extraído do seu mundo mágico e do seu olhar peculiar sobre a vida. Com certeza, Davi Caramelo veio para ficar. E não faltará muito para ele poder representar a Bahia e o Brasil mundo afora.

LEONEL MATOS
(Artista Plástico)



Texto Crítico

Desde a primeira vez que entrei na RV Cultura e Arte – Galeria gostei do astral e da proposta do espaço. Seus jovens proprietários estão empenhados em trabalhar com bons artistas da nova geração da Bahia e de outras partes do país.
Agora, após a realização de mostras importantes, a galeria realiza a primeira exposição individual de Davi Caramelo, um artista sensível, observador e capaz de não se deixar seduzir pelos modismos momentâneos, preferindo cultivar o hábito do desenho e da pintura.
Através da exposição “Casulos, castelos e outras ilusões”, ele idealiza uma referência sobre o ser humano e sua convivência com a sociedade. Discute a possibilidade da equidade e do abandono de formas egoístas e individualistas.
É certo que a obra de arte não tem o poder de mudar as coisas, mas, com certeza, tem a possibilidade de alertar e sensibilizar as pessoas. Imagino que Davi, através da sua força criativa esteja querendo exatamente fazer a sua parte na construção de um mundo melhor.

JUSTINO MARINHO
(Artista plástico, curador e crítico de arte)



Texto Crítico

Casulos, Castelos e Outras Ilusões, é o título que Davi Caramelo nos propõe nesta sua primeira mostra individual na RV Galeria. Aqui nos defrontamos com a primeira emissão de significado, a notar: OUTRAS ILUSÕES complemento do título, impresso de cabeça para baixo, um indicativo da importância deste modo gráfico em assinalar seu vínculo conceitual agregado às suas narrativas, sua escolha pelo desenho e, algumas pontuações em pinturas; detalhes articulados por uma iconografia particular, repletas de pistas que parecem acomodar um criticismo velado numa obra de aparência
lírica.
CASULOS e CASTELOS, parecem acomodar notações de um meio ambiente cujo referente é o real e a cultura impressa nesse real. CASTELOS referenda ambientes de matriz onírica, algo que sublinha uma engenharia, ou arquitetura simbólica, porque nestes trabalhos que aqui presenciamos nada possuem de duplicidade, mimeses, imitação do real segundo as velhas tradições. Parecem surgir da intencionalidade do artista em oferecer esse distanciamento da aparência das coisas como estratégia para abrir o seu espaço crítico. Será desejo do artista afirmar que nossa urbanidade e a forma como se acumula suas impessoalidades, suas indiferenças, suas fragmentações e efeitos produzidos na ordem subjetiva de seus viventes desapropriados de suas entidades ontológicas? Isso justificaria então a presença de CASULOS, como uma forma suspensa de vida calcada na esperança de nascer-se
diferente?
Estas são questões que buscam elucidar um artista que me parece preocupado na busca de rehumanizar uma compreensão de uma forma de vida que se coisificou, e expõe seu trabalho como esforço de contributo, que afirmado em OUTRAS ILUSÕES, nos propõe CASTELOS para CASULOS em
uma nova ordem.

VAULUIZO BEZERRA
(Artista plástico)





︎     ︎     ︎

Follow RV Cultura e Arte on Artsy