Vamos chamar o vento?

Ateliê temporário de derivas e experimentos gráficos no Rio Vermelho

Datas: 09, 10, 16 e 17 de março
Horário: das 14h as 17h
Valor R$ 180,00
Nesta oficina, alguns experimentos de deriva urbana investigados pela artista Vânia Medeiros serão propostos e registrados em processos gráficos como desenho, fotografia e escritas automáticas. As imagens produzidas darão origem a um fanzine que será lançado na RV Cultura e Arte.

O curso é composto por 4 encontros de 3 horas e resulta em uma publicação coletiva.

Encontro 1: Hidrografia
Após um exercício de modelo vivo em ateliê, sairemos para uma primeira deriva com o mapa do Rio vermelho em mãos. Faremos desenhos e anotações, marcando no mapa pontos de interesse. Os procedimentos de deriva serão: Seguir, conversar, desenhar e escrita automática.

Encontro 2: O que é uma casa?
Faremos maquetes com materiais leves (papel, plástico, tecido, folhas, galhos) e pequenos bonecos de plástico. Para esse trabalho nos inspiramos no trabalho dos arquitetos Constant (New Babylon) e Sou Fujimoto. Fotografaremos as maquetes para a publicação.

Encontro 3: Jogo de Búzios

Deriva oracular. Caminharemos pela praia e cataremos conchas. Em seguida partiremos em deriva com o mapa do RV em mãos para gerar formas na malha urbana. Escreveremos de maneira "oracular" sobre essas formas e depois as transporemos para as conchas com tinta acrílica vermelha.

Encontro 4: Edição
Selecionaremos o material e editaremos a publicação juntos.
*Usaremos um grupo de email ou facebook pra ir construindo durante os encontros e esse quarto encontro é pra fechar o conteúdo e o formato.

Lançamento