viewing room: felipe rezende
Neste viewing room que inaugura a programação da galeria em 2021, Felipe Rezende nos apresenta obras produzidas entre 2019 e 2020, criadas a partir de experiências e memórias de suas perambulações pelas ruas de Salvador e Barreiras. Interessado em registrar as pessoas que via o tempo todo, em todos os lugares, Felipe reúne aqui personagens despercebidos, a gestualidade de seus trabalhos braçais repetitivos e ainda vestígios das relações pessoais que estabeleceu com eles. Em fragmentos de piso e pedra, por exemplo, ele cria pequenas cápsulas de tempo, que registram para sempre um instante, sem sobrenome e sem localização aparentes, a materialização da invisibilidade.

"O trabalho figurativo pode chamar atenção para coisas do mundo", pensa o artista. De certo que em suas obras assume um papel de cronista, Felipe Rezende produz então a série "O passante" e questiona, nas entrelinhas, se quem passa é o observador ou se é este quem permanece? A partir de fabulações, o artista recorre a construções gráficas narrativas para provocar ruídos na imagem, enigmas, como ele mesmo chama, e convocar o espectador a uma segunda olhada, mais atenta, mais gentil. Neste sentido, a pesquisa encontra ressonância ainda na produção em si das obras, com a escolha do próprio desenho como técnica final, que deixa de ser rascunho, bastidor, dissimulado, para encontrar lugar central em suas composições narrativas.

Se em 2020 ficamos socialmente mais isolados, Felipe nos convida agora a rever em seus desenhos e pinturas velhos desconhecidos e a reconhecer a nós mesmos na aparente banalidade de cada gesto.

Larissa Martina galerista


SÉRIE O PASSANTE
grafite e nanquim sobre papel
29x21cm cada
2020


︎  R$ 1000,00 cada
pergunte sobre como adquirir  as obras desta série



︎      ︎      ︎      ︎