Exótica

Samuel Casal 20 de julho a 24 de setembro de 2016



Release
Entre os dias 20 de julho e 10 de setembro, a RV Cultura e arte recebe a exposição inédita Exótica do artista plástico Samuel Casal, além de uma oficina avançada de entalhe e pintura livre. A mostra é composta de painéis entalhados com gôivas, técnica utilizada na construção da matriz da xilogravura, e pintados com processos experimentais desenvolvidos pelo próprio artista. São obras únicas, nas quais Casal investiga a naturalidade dos gestos, dos movimentos intuitivos de seu traço, misturando técnicas distintas embora complementares.

“O resultado são construções tanto abstratas quanto figurativas, através de texturas orgânicas, que remetem a uma estética primitiva, baseada mais no instinto que no domínio das técnicas envolvidas”, explica o artista.

Conhecido por trabalhos incríveis em entalhe, xilogravura e desenho editorial, Casal já teve suas criações expostas e publicadas no Brasil, Itália, Espanha, México, França, Alemanha e EUA. Mais recentemente assinou as ilustrações do livro Dom Quixote (Companhia das Letras), que lhe rendeu o Prêmio Jabuti e uma Menção Honrosa na Bienal Brasileira de Design Gráfico, além de um painel em grande formato comissionado para loja conceito da marca Nike no RJ, e também os relevos presentes na abertura da novela “Velho Chico” (Rede Globo).

O artista dará ainda uma oficina avançada de entalhe e pintura livre, também na RV Cultura e arte, no dia 16/07/2016. O objetivo da atividade será a elaboração e construção de um painel coletivo com múltiplas peças, utilizando o entalhe com gôivas (xilogravura) aliado a técnicas experimentais de pintura com spray, rolo de borracha e tinta gráfica. Para os participantes será uma chance de trabalhar lado a lado com o artista, desenvolvendo uma peça única e colaborativa.