A GALERIA        ARTISTAS        EXPOSIÇÕES        FEIRAS DE ARTE         PUBLICAÇÕES        PROJETOS        IMPRENSA       ︎

FLAMA!

Flávia Bomfim e Maguma
18.01 a 18.03.2023

Release

A partir de 18 de janeiro, às 18h, a RV Cultura e Arte apresenta FLAMA!, exposição do dou formado pelas artistas Flávia Bomfim (Brasil) e Maguma (Espanha), com texto de Valquíria Prates.

FLAMA é uma espécie de espaço-tempo de cocriação e experimentação iniciado durante a pandemia de 2020 entre Flávia Bomfim e Maguma. Exercitando o desafio da produção coletiva e tensionando as fronteiras e limites da autoria individual, a dupla desenvolveu um jogo de contínuas intervenções a partir de um vocabulário visual em transformação de formas e cores.

“Em FLAMA nos confrontamos com uma espécie de expansão da ideia do que pode ser colecionável em arte para além de obras: formas, imagens, fragmentos, cores, escolhas, experiências, desafios, processos e todas as combinações possíveis entre tudo o que for possível elencar em um repertório dado em partilha. A sedução dos trabalhos da exposição reside na possibilidade do encontro - inicialmente fortuito, paulatinamente desejado e cuidadosamente intencionado - entre as duas artistas”, completa Valquíria Prates, curadora e pesquisadora que assina o texto do projeto.

Trabalhando composições em papel, as artistas criam a série “exercício de fabulação”, uma coleção de personagens que surgem a partir de combinações entre monotipia, stencil e desenho. Já nas obras em cerâmica, os procedimentos de repetição, sobreposição e deslocamento vistos nos trabalhos bidimensionais ganham uma nova materialidade, ora tirando partido do caráter escultural e utilitário do suporte, ora optando por produzir superfícies planas, remetendo à tradição gráfica da azulejaria.

As relações que pode haver entre jogo e arte, original e múltiplo, contração e expansão são centrais na pesquisa gráfica, assim como o interesse da dupla em construir significados em colaboração um com o outro e com o público. “FLAMA é um jogo, mas é antes de tudo uma aliança com fragmentos para uma montagem visual das coisas, melhor, montagem e desmontagem...porque FLAMA é também movimento. Aqui não há defesa do estático nem da imagem final” finaliza Flávia Bomfim.

Como parte do programa educativo da exposição, acontece nos dias 24 e 25 de janeiro (das 17h às 19h30) a oficina FLAMA! A atividade explora e compartilha os jogos de criação utilizados pelas artistas e propõe a produção de uma publicação coletiva impressa em risografia. Para participar da atividade é preciso se inscrever na seção abaixo. São 10 vagas disponíveis e a taxa de inscrição tem o valor de R$ 220,00.

FLAMA! pode ser visitada até 18 de março presencialmente na RV Cultura e Arte - de segunda a sexta, das 10:00 às 18:00 e aos sábados das 10:00 às 14:00; e de forma online, pelo site da galeria.



︎    ︎      ︎     ︎