Gravado no osso

Samuel Casal
19/10 a 24/11/2012

Release
Gravado no Osso é antes de tudo um resgate do aspecto humano e pessoal das possibilidades de criação mediante um mundo cada vez mais tecnológico e virtual, utilizando para isso uma técnica artística primitiva e totalmente concebida pela mão humana. Em tempos de livros digitais, cortes a laser e softwares que buscam cada vez mais similar a realidade, a gravura tradicional serve como uma referência ao original, e sua utilização contemporânea mantém um elo entre o passado e o futuro, onde o novo não descarta o antigo, e sim, faz uso dele para evoluir de forma autêntica.

Os trabalhos presentes nesta mostra são de várias fases de Casal, todos concebidos através do entalhe de diversos tipos de materiais como linóleo, emborrachados e MDF, além de experiências gráficas com monotipia e stencil, explorando a cor através do tingimento artesanal do papel.

Sobre o artista
Samuel Casal, nasceu em 1974, no RS, e trabalha como artista gráfico desde 1990. Já colaborou ilustrando importantes publicações nacionais e internacionais como Superinteressante, Folha de São Paulo, Le Monde Diplomatique, Quatro Rodas, DieGestalten (Alemanha), entre outras. Casal também já ilustrou livros e publicou histórias em quadrinhos na Argentina, França, Alemanha, Bolívia, Chile e Espanha, em 2008 escreveu e desenhou o álbum “Prontuário 666 – Os anos de cárcere de Zé do Caixão” (Conrad), história em quadrinhos que integra a trilogia do cineasta José Mojica Marins.

Casal começou seu trabalho com gravuras em 2003. Sua primeira série em linóleos, intitulada “Espécies Em Tintas” foi publicada na Revista Experience (Itália) e NSLM (Espanha), e em 2005 foi exposta no Museu do Trabalho em Porto Alegre. Premiado duas vezes no Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre, o autor já recebeu oito troféus HQMIX (Museu de Artes Gráficas Brasileiro), sendo que três deles como melhor ilustrador brasileiro. Atualmente o artista mora em Florianópolis, onde se dedica a ilustração editorial e a técnicas de gravura em seu atelier.





︎  ︎  ︎

política de privacidade