sobre        artistas        exposições        feiras de arte        publicações        projetos        imprensa        loja



 

O espaço vento

Rogério Ferrari e Simone Carvalho 18 de maio a 01 de julho de 2017

acesse o catálogo


Release
Entre os dias 18 de maio e 01 de julho, a RV Cultura e Arte apresenta a exposição fotográfica O espaço vento, com trabalhos de Rogério Ferrari e Simone Carvalho. A mostra inclui fotos realizadas em 2008 por Ferrari sobre os Saarauis, povo que teve sua terra usurpada pelo Marrocos, e que agora vive em campos de refugiados no deserto do Saara; e fotografias do céu do Caribe “mexido” por nuvens pós-furacão ocorrido em setembro de 2015, realizadas por Simone Carvalho.

A ideia do projeto é conectar o ambiente, a natureza e a realidade social de alguns povos. “Esta exposição relaciona imagens do deserto do Saara, e de um povo que nele vive, com imagens de nuvens singulares, que parecem transcender o etéreo das formas determinadas pelo vento. São dois espaços diferentes mas unidos pelo mesmo elemento, o vento, uma ponte para conjugar realidades e planos tão díspares”, completam os artistas.

Na ocasião da abertura da exposição, também será lançado no Brasil o livro Sahraouis de autoria do próprio Rogério Ferrari e com prefácio de Ali Omar Yara, doutor em sociologia de conflitos e cofundador da Revue de l’ouest saharien (editora Le Passager Clandestin, 2010, França). Resultado de um mês e meio de vida compartilhada nos campos de refugiados na Argélia e no territótio livre de Tifariti, o livro conta a partir de imagens a história do povo saarauis, vítima da colonização espanhola e da tomada marroquina.

Sobre os artistas
Rogério Ferrari nasceu em Ipiaú, Bahia. Trabalha como fotógrafo independente desenvolvendo o projeto Existências-Resistências, tema que retrata a luta de povos e movimentos sociais por terra e auto-determinação. Evidencia, através da publicação de livros, debates e exposições fotográficas o lado desconhecido de conhecidos conflitos: Palestinos sob ocupação israelense, e nos campos de refugiados do Líbano e Jordânia; Curdos, na Turquia; Zapatistas, em Chiapas, México; Movimento Sem Terra no Brasil; refugiados Saarauis no deserto do Saara e nos territórios ocupados pelo Marrocos; o povo mapuche no Chile, os Ciganos, os povos indígenas na Bahia; o povo Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, e os Guarani Mbyá, no Paraguai e Argentina.

Simone Carvalho é professora universitária e fotografa há mais de 20 anos. Inicialmente, era o registro de imagens do cotidiano o que mais lhe interessava. Hoje, muitos das suas imagens estão relacionadas a viagens e ao deslocar-se: o olhar transeunte desde carros, ônibus e aviões em movimento, visões de quem passa e observa diferentes lugares e paisagens, seja em Cuba, no Paraguai ou no Brasil.



︎      ︎      ︎

termos de uso e
política de privacidade