sobre        artistas        exposições        feiras de arte        publicações        projetos        imprensa        loja



 

Pscioativas

Davi Caramelo
25/10 a 09/12/2017
︎ Zeza Maria

acesse o catálogo


Release
Psicoativas é o título da nova mostra do artista visual baiano Davi Caramelo, com abertura no dia 25 de outubro a partir das 19:00 horas na galeria RV Cultura e Arte. Após dois anos de sua exposição "Gente Estranha" em Buenos Aires (ARG) e quatro anos de "A Mão Invisível do Destino", última mostra na capital baiana, Davi volta a apresentar trabalhos inéditos propondo um mergulho na dicotomia das relações interpessoais, agravadas agora pela dualidade e a polarização presentes cada vez mais no nosso cotidiano.

O que se vê são construções tomadas pela natureza selvagem, figuras humanoides que se mesclam com a vegetação abundante fluindo e transpassando os planos, rompendo superfícies. Edificações frias e fora de escala subvertem a noção de proporcionalidade, adequação e conforto, rompendo com o papel de abrigo pressuposto da arquitetura. É criada uma tensão, tudo parece não dialogar, caber, conter ou ter função. A ausência de cores marca os trabalhos, a combinação de branco e negro domina o espaço e ganha formas, volumes e texturas.

A princípio tudo aparenta uma certa distância da realidade, porém não se demora a perceber o quanto o artista está atento e crítico a ela, seja através de metáforas, símbolos ou referências iconográficas. Ao mesmo tempo em que chama para a discussão através de imagens provocativas, Davi cria paralelamente cenários e cenas que parecem sugerir a fuga para um ambiente lisérgico, subconsciente e fantástico, como uma espécie de pausa ou distância necessária do objeto de pesquisa.

Sobre o artista
Davi Caramelo (Salvador, 1987) é artista multimídia, ilustrador, designer e diretor de arte. Autodidata, Davi desenvolveu sua trajetória artística de maneira singular, rodeado de veteranos locais. Seus trabalhos já foram expostos individualmente em Salvador, em 2011 e 2013, e em Buenos Aires, Argentina, em 2015. Exposições coletivas selecionadas incluem passagens pelos EUA, Portugal, Bolívia e Equador, e as recentes "Arte Brasil CCBM" na Cidade do México e "Pertencentes" no MAM - Museu de Arte Moderna da Bahia. Sua obra discute as relações humanas e seus aspectos dicotômicos através de pinturas, desenhos, colagens e esculturas.

︎      ︎      ︎

termos de uso e
política de privacidade