sobre        artistas        exposições        feiras de arte        publicações        projetos        imprensa        loja



 

Rastros

Anderson Santos
15 de março a 29 de abril de 2017

acesse o catálogo



Release
Entre os dias 15 de março a 29 de abril, a RV Cultura e Arte apresenta a exposição Rastros do artista plástico baiano Anderson Santos.

A mostra propõe um percurso pelo universo pictórico de Anderson Santos, que gira entorno da representação da figura humana em movimento, pensando, principalmente, como a nossa recente relação com a tecnologia modifica a maneira como percebemos arte. O artista criou uma série de pinturas que convidam o público a se questionar sobre quais as proporções e transformações à linguagem pictórica e ao gosto para as imagens, as novas tecnologias estão proporcionando. Tendo presente que, hoje, criar essas obras, mesmo quando tradicionais óleos sobre telas, não teria sido possível sem o uso da tecnologia digital.

“O surgimento da técnica digital como meio expressivo e a possibilidade de utilizar dispositivos móveis para fazê-la é para alguns tão importante quanto o aparecimento dos primeiros tubos de tinta no início dos anos 1900... Com a criação dos aplicativos que simulam a experiência real de desenhar, pintar e com a profissionalização das câmeras de celulares e tabletes, novos e antigos artistas encontraram as ferramentas ideais para a realização de novas obras, ferramentas estas, todas ao alcance de um dedo, na tela touchscreen.” completa Anderson.

A exposição apresentará 18 obras inéditas, entre trabalhos à óleo, técnica pela qual Anderson se tornou reconhecido, e trabalhos em digital e apresentações em vídeo. As obras digitais, pintadas em um tablete, serão exibidas em monitores Eosimago criados pela startup italiana Ripensarte, e serão apresentadas pela primeira vez com exclusividade nesta mostra. Capazes de garantir uma fidelidade à obra originalmente criada em ambiente digital, as telas ainda reproduzem os vídeos do processo de pintura, tornando a experiência de fruição dessas obras ainda mais rica.

Sobre o artista
Anderson Santos é um pintor figurativo baiano. Trabalha principalmente com óleo sobre tela, cartão e madeira. Desenvolve a pintura e o desenho digital no iPad, adaptando a sua técnica tradicional para esta nova realidade tecnológica. Expôs nas principais capitais brasileiras e recentemente participou na Itália da Expoarte italiana em Milão, em ocasião da Expo 2015 e da Esposizione Triennale delle Arti Visive em Roma.



︎      ︎      ︎

termos de uso e
política de privacidade