ARTISTAS        EXPOSIÇÕES        FEIRAS DE ARTE         PUBLICAÇÕES        PROJETOS        INFO        LOJA        ︎

Bárbara Tannus Hubert

Salvador
︎
Bárbara Tannus Hubert nasceu na cidade de Salvador onde desde os anos 70, se dedicou à pintura sobre porcelana. Em 1985 instalou-se em Paris, dando continuidade a pesquisa nessa disciplina frequentando aulas em inúmeros ateliês.

Teve seus trabalhos apresentados em mostras coletivas em países como França, Estados Unidos e Portugal. Na Bahia expôs individualmente no Museu de Arte Moderna (1994) e no Palacete das Artes (2016), e na França sus esculturas foram vistas em cidades como Paris, Strasburg e Figeac.

Atualmente Bárbara continua a produzir novas peças colocando em prática sus experiências com diversas técnicas usadas na cerâmica : grés, porcelana, porcelana-papier, esmaltagem e pátina.


Bárbara é uma artista que atravessa a vida com graça, tal uma bailarina. Cada movimento, cada gesto é em si uma obra de arte. Eu a conheci como pessoa, antes de ver seu trabalho artístico: Ele reflete minha primeira impressão. Seu trabalho é impregnado da cultura do Brasil, com muita empatia, leveza e, acima de tudo, de movimento…

… Os corpos se mostram em posições expressionistas, como se Bárbara tivesse capturado todos os movimentos antes de fixá-los pelo fogo. Até mesmo os assuntos mais dramáticos estão se movendo. Talvez seja esta sua grande liberdade criativa que alimenta essa impressão de vida?

Philippe Serond, pintor e cenógrafo  


Bárbara declara em sua obra não somente o seu imaginário lúdico, presentes em sua infância e na atualidade, mas também comunica a existência da natureza animal que habita e sua morada criativa, como no caso do peixe balão, o lobo-mau, o tatu, bem como seres mitológicas; como a sereia e os príncipes albinos…

Heloiza Azevedo, comissária de arte, escritora e produtora cultural

︎      ︎     ︎