RISCORISCO

Zé de Rocha
23/10 a 30/11/2019

Release completo
Texto: Sonia Rangel
Catálogo

Curadoria: Sonia Rangel
Design: Vanessa Cersil
Assistência de Arte: Felipe Rezende
Apoio: EBA-UFBA

︎ Wendell Wagner/Caixa de fósforo


Artista visual de Cruz das Almas, radicado em Salvador, Zé de Rocha (1979) se prepara para um outubro intenso no qual apresenta três diferentes conjuntos de obras, entre Salvador e Lisboa. Os trabalhos, frutos da produção mais recente do artista, são decorrencia dos estudos de douturamento realizados na Escola de Belas Artes da UFBA, sob acompanhamento da artista e professora Sonia Rangel, e retomam o discurso do artista que parte da polissemia da palavra risco para criar trabalhos gráficos, principalmente desenhos à grafite e carvão, que exploram situações de perigo e violência.

Para a exposição individual intitulada RISCORISCO, Zé de Rocha retoma o imaginário presente na Guerra de Espadas de Fogo, matéria que investiga desde 2011. Manifestação cultural que ocorre durante os festejos juninos no recôncavo e em outras regiões baianas, principalmente em Cruz das Almas, cidade natal do artista, este folguedo centenário proporciona anualmente a experiência coletiva do embate físico com o risco, e foi na paisagem de fogo, ferrugem e poeira que ele buscou as referências para seu desenho.

Com um interesse que gravita em torno dos efeitos causados pela luz do material incandescente expelido pelas Espadas de Fogo, em contraste com a escuridão, Zé trabalhou apenas com carvão, entre traços e manchas, para produzir séries de obras bidimensionais e vídeos de animação. Os trabalhos também fazem referência a outras linguagens das artes, como a fotografia, a performance e a narrativa gráfica, mas o discurso cenral está sintetizado mesmo no risco em sua multiplicidade, como fator inerente à própria constituição do ser humano, seja como traço ou linha, obedecida e desobedecida no jogo com a vida, perigo iminente ou ameaça, apagamento, desenho de luz e escuridão.

Mark

Contato contact

︎Av. Cardeal da Silva 158, Rio Vermelho
Salvador/BA, Brasil | 41950-495

︎ contato@rvculturaearte.com

︎ +55 71 33474929


Horários hours

Segunda a sexta: 10h às 18h
Sábado: 10h às 14h
FECHADA aos domingos e feriados

Monday through friday: 10h to 18h
Saturday: 10h to 14h
CLOSED on sundays and holidays


Newsletter




Follow: ︎  ︎  ︎